Palestrantes

Francisco Costa e Silva

 

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1972). MBA executivo pela COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1987).

Desenvolveu sua carreira profissional no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde ingressou, em 1974, por concurso público, no respectivo quadro de advogados dessa entidade. Durante sua carreira jurídica no Sistema BNDES ocupou diversos cargos de natureza jurídica, entre os quais o de Superintendente Jurídico da BNDESPAR. Atuou também como executivo no Sistema BNDES, tendo ocupado os cargos de Superintendente das Áreas Financeira e Internacional, de Mercado de Capitais e Administrativa. Foi, ainda, Diretor da BNDESPAR (Áreas Administrativa-Financeira, Química, Petroquímica e Papel e Celulose) e do próprio BNDES (Áreas de Infraestrutura e Social). Durante esse período foi membro do Conselho de Administração da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES.

Após ter atuado um ano e meio como Diretor da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, foi nomeado Presidente da Autarquia em agosto de 1995, cargo que ocupou até o final de janeiro do ano 2000. Nesse período integrou a COMOC – Comissão da Moeda e do Crédito, órgão de assessoramento do Conselho Monetário Nacional, e o Conselho de Gestão da Previdência Complementar; presidiu o Council of Securities Regulators of the Americas – COSRA e integrou o Executive Committee da International Organization of Securities Commissions – IOSCO, organizações que reúnem, nos âmbitos regional e internacional, respectivamente, as comissões de valores de todo o mundo.

Participou de Conselhos de Administração de diversas empresas entre as quais se destacam o Banco do Brasil (de 2001 a 2009) e a Vale S.A (de 2007 a 2010).

Na área acadêmica, foi professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da UERJ, da Faculdade de Direito Cândido Mendes e do Instituto de Direito Público e Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas, além de atuar como palestrante e conferencista em diversas outras entidades.

No exercício da advocacia privada desde o ano de 2000 no escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues – Advogados, tem atuado principalmente em operações de M&A e de mercado de capitais, em questões que envolvem conflitos societários, em projetos de consultoria voltados para o desenvolvimento dos padrões de governança corporativa de companhias abertas e fechadas e no suporte a decisões empresariais de natureza estratégica.

Atualmente, além da advocacia, cumpre mandato no Conselho de Administração da CIELO S.A. (desde 2010), participa do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio bem como do Conselho Consultivo da COPPEAD. Também é membro da CAM – Câmara de Arbitragem do Mercado, ligada à BM&F Bovespa, e do Conselho de Supervisão da Associação Nacional do Analista de Valores Mobiliários da APIMEC. É membro e Conselheiro de Administração Certificado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.