Paola Carrara De Sambuy Gomes

Paola atua há mais de 25 anos em assuntos de direito societário, contratos corporativos, fusões e aquisições, reestruturações societárias e incentivos de longo prazo. Há aproximadamente 5 anos, Paola tem se dedicado, também, à area de proteção de dados pessoais.

Paola foi a responsável pelo jurídico corporativo de uma companhia aberta brasileira por quase 10 anos, trabalhou na área de Primary Markets do Standard New York Secuirties, Inc. (Standard Bank Group) – Miami, FL/New York, NY – de junho de 2001 a abril de 2004, bem como atuou como visiting attorney, de outubro de 1999 a julho de 2000, no escritório Ruden, McClosky, Smith, Schuster & Russel – Miami, FL.

Paola também presta assessoria jurídica a diversas empresas, nacionais e internacionais, em assuntos ligados a propriedade intelectual e proteção de dados.

Leonardo Birchal

Área de atuação
Arbitragem e Mediação
Contratos Comerciais e Financeiros
Infraestrutura e Projetos
Contencioso (Público e Privado)

Atua com foco em resolução de controvérsias e em projetos privados de infraestrutura.

Na parte contenciosa, concentra-se na condução de disputas estratégicas, especialmente em arbitragem e por meios alternativos de resolução de controvérsias, bem como perante o Poder Judiciário. Já na prática consultiva, dedica-se principalmente à negociação e elaboração de contratos privados, estruturação de projetos de infraestrutura, financiamento de projetos e administração contratual.

Tem ampla experiência no atendimento de empreiteiras e sociedades dos setores de energia, saneamento, tratamento e distribuição de água, mineração, portos e construção civil.

Fernando de Andrade Mota

Fernando é advogado, especialista em Direito Societário pela FGV, mestre e doutor em Direito Comercial pela USP e autor dos livros O Dever de Divulgar Fato Relevante na Companhia Aberta e Manipulação de Mercado na Bolsa de Valores, além de diversos artigos jurídicos.

Atuou como advogado na BSM – Supervisão de Mercado e em escritórios de advocacia, com assessoria de companhias abertas e fechadas. Atualmente, é Superintendente de Desenvolvimento de Mercado para Emissores na B3 e desempenha atividades relacionadas a:

Dentre seus projetos recentes, destacam-se a reforma do Regulamento de Emissores – normativo aplicável a todas as companhias listadas na B3 – e a elaboração do Anexo ASG, iniciativa especialmente voltada à promoção de diversidade e inclusão na alta liderança de empresas listadas.

Marcia Sato

Márcia Sato é advogada com 27 anos de experiência em direito societário, tendo ocupado posições técnicas e de gestão. Atualmente, é Diretora de Assuntos Jurídicos Corporativos da Embraer, com responsabilidade pelos aspectos jurídicos relacionados à governança corporativa, M&A, mercado de capitais, contencioso e arbitragem.

Em sua trajetória na Embraer, além das atividades cotidianas de uma empresa de capital aberto, liderou diversos projetos sob a ótica jurídica, incluindo (i) gerenciamento de crises como incidente cibernético e ameaças de greves; (ii) investigações e acordos relacionados a temas de compliance; (iii) aquisição e criação de empresas, bem como a formação de joint ventures visando a criação de uma nova unidade de negócios de defesa e segurança. Participou e liderou todas as transações de M&A e de mercado de capitais da Companhia nos últimos 13 anos.

Entre 1999 e 2008, atuou como associada senior em escritórios líderes em societário e mercado de capitais em São Paulo, com foco em projetos de IPO e captação de dívida nos mercados nacional e internacional.

Flavio Maia

Onara Lima

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Vale do Paraíba, em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista, com especialização em Gestão de Pessoas (ênfase em liderança organizacional) pela FIA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Curso ESG: Como Repensar e Inovar os Negócios pelo IBGC, Sustainable Business Strategy - Harvard Business School e Programa Avançado em ESG na Saint Paul, Programa “ESG na Sala do Conselho” da FDC, Curso de Conselheira IBGC (abril – julho 2023).

Atua há 20 anos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, durante esse período, trabalhou em empresas como Gerdau, Suzano, Ambipar e atualmente está a frente da área de Sustentabilidade ESG do Grupo CCR. Membro do CBPS – Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, Membro da Comissão ESG da ABRASCA e Conselheira Deliberativa do Instituto Capitalismo Consciente, Membro do IESBA Sustainability Reference Group (SRG).

Pedro Castelar

Pedro Castelar é Chefe de Gabinete da CVM, possui LL.M. pela New York University School of Law – NYU e pós-graduação em Finanças pela COPPEAD/UFRJ. Pedro é Bacharel em Direito pela FGV Direito Rio e habilitado no Brasil e em Nova Iorque.

Ana Carolina Audi

Sócia nas áreas de Fusões e Aquisições, Private Equity e Venture Capital do Demarest, Ana Carolina Audi possui mestrado conjunto em Fusões e Aquisições, Finanças Corporativas e Regulação de Valores Mobiliários pela University of Pennsylvania e Wharton Business School (EUA), além de mestrado em Direito Civil pela PUC-SP. É licenciada para atuar na prática da advocacia no Brasil e no estado de Nova York. Concentra sua atuação na assessoria a empresas nacionais e internacionais na negociação de assuntos transacionais, incluindo estruturação de operações de compra e venda, aquisições de participações societárias (privadas e em bolsa de valores), elaboração de contratos comerciais complexos e joint ventures, reorganizações considerando aspectos fiscais, regulatórios, operacionais e estratégicos, sejam estas domésticas ou multijurisdicionais. Ana Carolina atua especialmente na assessoria a fundos de private equity, family offices e outros investidores institucionais. Possui ainda vasta experiência em special situations e contencioso/arbitragens envolvendo questões comerciais estratégicas e societárias.

Fabiola Cavalcanti

Fabíola Cavalcanti é sócia das áreas de Societário e Investimento Estrangeiro e Mercado de Capitais de TozziniFreire, possuindo notável experiência na assessoria a operações que envolvem a captação de recursos nos mercados de capitais brasileiro e internacional, incluindo ações, debêntures, notas promissórias, bonds, securitização de recebíveis e constituição de fundos de investimento. Assessora clientes em operações estruturadas que envolvem a contratação de financiamentos diversos, através de organismos multilaterais de fomento nacionais e estrangeiros e de instituições financeiras locais e internacionais, além da realização de consultoria regulatória específica voltada para os mercados financeiro e de capitais. Atua com vários clientes nacionais e internacionais, nos mais diversos segmentos da economia.

Maria Cristina Cescon

Maria Cristina é sócia fundadora e co-head das nossas práticas de Direito Societário, Fusões e Aquisições, Governança e Private Equity. Possui profunda experiência representando instituições financeiras, corporações e fundos de private equity em investimentos, fusões, aquisições, ofertas de valores mobiliários, ofertas de ações e outras transações.

Luccas Augusto Adib

Diretor de Mercado de Capitais do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, um dos maiores grupos de saúde da América Latina. Hoje é responsável pelas áreas de captação de recursos e mercado de capitais, reestruturação de adquiridas e integração pós-M&A, planejamento societário, tributário, fiscal e projetos especiais em finanças.

Gustavo Rugani

Responsável pela unidade de Belo Horizonte, é especialista em temas ligados ao mercado de capitais (operações de dívida e de equity) e a fusões e aquisições. Seu trabalho se concentra na estruturação, revisão dos termos e implementação de operações de fusões e aquisições. Também estrutura, planeja e executa operações de mercado de capitais, seja na forma de IPOs ou follow‐ons, primários ou secundários, para operações de equity, debêntures, CRIs, notas promissórias e outros valores mobiliários para operações de dívida. Tem experiência nos segmentos de construção civil, locação de veículos, máquinas e equipamentos, energia elétrica, alimentos, educação, mineração, siderurgia, saneamento, logística e finanças.

RECONHECIMENTOS RECENTES

FORMAÇÃO ACADÊMICA

EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR

ENTIDADES

Paulo Aragão

Advogado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sócio de Barbosa Müssnich Aragão. Participou em muitas das mais importantes operações de M&A ocorridas no Brasil nos últimos anos. Autor de várias dezenas de artigos jurídicos sobre direito societário e mercado de valores mobiliários. Recebeu, em 2023, pelo Chambers and Partners Brazil, e em 2020, pelo Latin Lawyer, o prêmio de Lifetime Achievement, que reconhece os advogados mais importantes e respeitados por suas contribuições ao Direito ao longo da carreira. Ex-Superintendente Jurídico da Comissão de Valores Mobiliários. Vice-Presidente da Câmara de Arbitragem do Mercado da B3 S.A. - Brasil Bolsa Balcão. Membro do Capital Markets Advisory Committee do International Accounting Standards Board – IASB (2013-2019; 2023-  ). Conselheiro, Diretor e ex-Presidente da Comissão Jurídica da ABRASCA. Membro da Associação Henri Capitant.

Marcus de Freitas Henriques

Advogado no Rio de Janeiro e em Paulo. Sócio de Eizirik Advogados. Membro do Conselho de Autorregulação da BSM Supervisão de Mercados.

Henry Sztutman

Henry Sztutman é Sócio da área empresarial de Pinheiro Neto Advogados, com atuação em Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais e Private Equity. Foi associado estrangeiro do escritório Davis Polk & Wardwell em NY em 1997/1998. É formado em Administração pela FGV em 1991 e em Direito pela USP em 1992.

 

Henrique Filizzola

Henrique tem atuado por mais de 20 anos em mercado de capitais, financiamentos estruturados e operações societárias, securitizações e fusões e aquisições, incluindo operações internacionais.

Henrique foi associado internacional de Mayer Brown LLP em Chicago.

Formação:

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado (latu sensu) em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Direito (LL.M.) pela Durham University Law School (Inglaterra).

Membro da Ordem dos Advogados do Brasil.

Reconhecimentos:

A publicação Chambers and Partners reconhece Henrique como um dos principais advogados atuantes no Brasil na área de Mercado de Capitais. Uma fonte identifica: “Ele é muito bom em ajudar clientes internacionais a entender como os instrumentos de DCM funcionam no Brasil, não apenas traduzindo a legislação, mas, na verdade, explicando as implicações”. Outro entrevistado valoriza que “nos momentos mais delicados, ele é capaz de encontrar uma solução razoável para as partes superarem obstáculos”. (Chambers Latin America 2020).

Henrique foi reconhecido pela publicação International Financial Law Review (IFLR 1000) 2019 como “leading lawyer” nas áreas de Mercado de Capitais, Bancário e Fusões e Aquisições.

Henrique é listado como um dos advogados mais admirados do Brasil pela publicação Análise Advocacia 500 2018.

A publicação The Legal 500 também recomenda Henrique nas áreas de Bancário e Mercado de Capitais (The Legal 500 Latin America 2019).

Ele é mencionado e recomendado como um profissional de destaque na área Mercado de Capitais pelo Who’s Who Legal Brazil.

Henrique está na lista de advogados recomendados em 2020 na lista da “LACCA Approved”, por ter sido votado por departamentos jurídicos de empresas da América Latina como um dos melhores advogados para se trabalhar.

Fernanda Claudino

É advogada, especialista em Direito Empresarial e de Mercado de Capitais, graduanda em Gestão Ambiental e mestranda em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Possui mais de 15 anos de experiência tendo atuado em escritório de advocacia e companhias abertas. É gerente geral das comissões técnicas da Abrasca - Associação Brasileira das Companhias Abertas. É conselheira consultiva do CDP - Carbon Disclosure Project Brazil e membro efetivo do CBPS - Comitê Brasileiro de Pronunciamento Sustentável.

Pablo Cesário

Graduado em Relações Internacionais e Ciência Política, Doutor em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília. Pós doutorado pela USP. 18 anos de experiência como executivo nos setores público, privado e sociedade civil. Interesses de pesquisa: políticas públicas, grupos de interesse, mercado, segurança e gênero.

Nair Saldanha

FORMAÇÃO
• Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade de São Paulo (2007)
• Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade de São Paulo (1993)
EXPERIÊNCIA
Nair é especializada em governança corporativa, consultoria societária, joint ventures, fusões, aquisições e vendas de empresas e em ofertas públicas globais de ações. Assessorou empresas brasileiras e estrangeiras, instituições financeiras e investidores institucionais em diversas operações societárias e de mercado de capitais, domésticas e internacionais, incluindo operações de M&A, investimentos de fundos private equity, ofertas públicas globais de ações de empresas estabelecidas no Brasil, preparo das empresas para o IPO por meio de reestruturação societária, aperfeiçoamento das práticas de governança corporativa e celebração ou reforma de acordos de acionistas. Atuou como international associate na área de mercado de capitais do Simpson Thacher & Bartlett LLP, New York (2007).IDIOMAS
Português e Inglês