Marina Guimarães Moreira Mascarenhas

A Sra. Marina atua desde 2024 como Conselheira da Hidrovias S.A. A partir de 2023, atua como Diretora Jurídica da Ultrapar Participações S.A, sendo ainda, membro do Comitê de Conduta da referida Companhia. De 2011 a 2023, a Sra. Marina integrou a brMalls Participações S.A, atuando como Diretora Jurídica, Diretora de Gestão de Riscos e Integridade e, como Data Protection Officer. A Sra. Marina é formada em Direito pela PUC-RIO, e tem MBA em Dir. Societário e Mercado de Capitais pelo IBMEC (Insper).

Flavio Maia

Formação Acadêmica

Idiomas

Inglês
Francês

Mestrado

Mestrado em Direito – Master in Comparative Jurisprudence, New York University School of Law

Áreas de Atuação

Francisco Costa e Silva

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1972). MBA executivo pela COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1987).

Desenvolveu sua carreira profissional no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde ingressou, em 1974, por concurso público, no respectivo quadro de advogados dessa entidade. Durante sua carreira jurídica no Sistema BNDES ocupou diversos cargos de natureza jurídica, entre os quais o de Superintendente Jurídico da BNDESPAR. Atuou também como executivo no Sistema BNDES, tendo ocupado os cargos de Superintendente das Áreas Financeira e Internacional, de Mercado de Capitais e Administrativa. Foi, ainda, Diretor da BNDESPAR (Áreas Administrativa-Financeira, Química, Petroquímica e Papel e Celulose) e do próprio BNDES (Áreas de Infraestrutura e Social). Durante esse período foi membro do Conselho de Administração da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES.

Após ter atuado um ano e meio como Diretor da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, foi nomeado Presidente da Autarquia em agosto de 1995, cargo que ocupou até o final de janeiro do ano 2000. Nesse período integrou a COMOC – Comissão da Moeda e do Crédito, órgão de assessoramento do Conselho Monetário Nacional, e o Conselho de Gestão da Previdência Complementar; presidiu o Council of Securities Regulators of the Americas – COSRA e integrou o Executive Committee da International Organization of Securities Commissions – IOSCO, organizações que reúnem, nos âmbitos regional e internacional, respectivamente, as comissões de valores de todo o mundo.

Participou de Conselhos de Administração de diversas empresas entre as quais se destacam o Banco do Brasil (de 2001 a 2009) e a Vale S.A (de 2007 a 2010).

Na área acadêmica, foi professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da UERJ, da Faculdade de Direito Cândido Mendes e do Instituto de Direito Público e Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas, além de atuar como palestrante e conferencista em diversas outras entidades.

No exercício da advocacia privada desde o ano de 2000 no escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues – Advogados, tem atuado principalmente em operações de M&A e de mercado de capitais, em questões que envolvem conflitos societários, em projetos de consultoria voltados para o desenvolvimento dos padrões de governança corporativa de companhias abertas e fechadas e no suporte a decisões empresariais de natureza estratégica.

Atualmente, além da advocacia, cumpre mandato no Conselho de Administração da CIELO S.A. (desde 2010), participa do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio bem como do Conselho Consultivo da COPPEAD. Também é membro da CAM – Câmara de Arbitragem do Mercado, ligada à BM&F Bovespa, e do Conselho de Supervisão da Associação Nacional do Analista de Valores Mobiliários da APIMEC. É membro e Conselheiro de Administração Certificado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Áreas

Idiomas

Português e inglês

 

João Accioly

Mestre em Economia pelo IBMEC-RJ e bacharel em Direito pela PUC-Rio.

Cofundador do Instituto Millenium.

Atuou na advocacia privada por 19 anos.

Foi colaborador do Ministério da Economia em projetos diversos, incluindo redação de dispositivos da Medida Provisória e conversão na Lei de Liberdade Econômica, de direito empresarial e fundos de investimento.

Na administração pública, Accioly exerceu os cargos de Secretário do Desenvolvimento da Indústria Comércio e Inovação e de Diretor de Análises Econômicas, ambos no Ministério da Economia.

Na academia, é professor convidado de cursos de pós-graduação e autor de artigos em publicações especializadas.

Marina Freire

Marina é especialista em Direito e Gestão Ambiental e conta com mais de 13 anos de experiência prática no campo do direito ambiental. É amplamente reconhecida e respeitada na categoria, demonstrando conhecimento e habilidades excepcionais nesta área do direito. Com olhar preventivo e estratégico, atua no consultivo e contencioso administrativo, para clientes de diversos setores da economia, nos mais variados temas que envolvem o direito ambiental.

Conta com uma ampla expertise em licenciamento ambiental, telecomunicações, biodiversidade, acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado. Marina lidera todas as ações relacionadas aos eixos ambiente do grupo de trabalho ESG do escritório, alinhados a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas

Reconhecimentos

Formação

Outras atuações

Idiomas

Português e inglês

 

José Victor Sousa

Head de Reporte Financeiro e Controles Internos na Vale S.A., na qual é responsável por estabelecer as políticas contábeis no grupo, pela elaboração de relatórios financeiros e adoção das novas normas de sustentabilidade. Antes disso, foi gerente da PwC nos escritórios de Londres, São Paulo e Rio de Janeiro em projetos de auditoria e consultoria contábil para empresas de capital aberto, processos de abertura de capital de empresas (IPO) e na emissão de dívidas nos Estados Unidos e no Brasil. Também tem experiência como membro de Conselhos Fiscais e de Comitês de Auditoria de empresas de grande porte. MBA pela COPPEAD e bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ.

Fernanda Montorfano

Fernanda é sócia da área de Societário, Governança Corporativa e ESG & Impacto do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. É formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Membro da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais do IBRADEMP e Membro da
Comissão de Mercado de Capitais da OAB/RJ.

É especialista em consultivo e contencioso administrativo envolvendo a Comissão de Valores Mobiliários, o Conselho de Recurso do Sistema Financeiro Nacional e a B3. Também atua em operações de M&A, ofertas públicas de aquisição e restruturação societária envolvendo companhias abertas, bem como assessoria administradores e acionistas em disputas societárias e em questões gerais de governança corporativa. Sua prática de ESG & Impacto envolve temas ligados a aspectos de Governança. Reconhecida como uma das principais advogadas no Brasil pela IFLR1000 e Legal500.

Paula Magalhães

Sócia das áreas de Companhias Abertas, Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições e Societário, Paula Magalhães é bacharel em Direito pela PUC-SP e possui forte experiência em assuntos envolvendo empresas listadas em bolsa no Brasil, desde os assuntos estratégicos/extraordinários, como reestruturações societárias, M&As envolvendo troca de ação, ofertas públicas de aquisição de ações (OPA), até as obrigações periódicas de tais companhias, dada a sua grande experiência com aspectos regulatórios envolvendo a regulamentação da CVM e da B3. Especialista em assuntos envolvendo assembleias gerais e voto a distância, OPAs, Formulário de Referência, Formulário de Governança (Informe CBGC), fatos relevantes, remuneração de executivos, relacionamento e comunicação com os stakeholders da companhia, obrigações dos segmentos especiais de listagem da B3 e melhores práticas em governança corporativa, bem como em respostas a comunicações da CVM e da B3 e defesas de processos administrativos sancionadores na CVM. Ela também atua em questões envolvendo Brazilian Depositary Receipts (BDRs) e em ofertas públicas de distribuição de ações (IPO e Follow On). Paula possui também, vasto conhecimento em M&As do setor de educação superior, em especial, envolvendo faculdades de Medicina.

 

Henrique Lang

Henrique Lang é sócio de Pinheiro Neto Advogados, com atuação em mercado de capitais, societário e fusões e aquisições (M&A). Destaca-se por sua expertise em ofertas públicas iniciais (IPOs) e ofertas subsequentes (follow ons) de ações e outros valores mobiliários, fusões e aquisições de companhias abertas, ofertas públicas de aquisição (OPAs) e reorganizações societárias, regulação do mercado de valores mobiliários, processos administrativos sancionadores, governança corporativa e assessoria geral a companhias abertas. Possui extensa experiência representando companhias e bancos de investimento líderes em transações de destaque, várias delas premiadas como operações do ano, no Brasil e na América. É atualmente membro do Conselho Diretor e da Diretoria da ABRASCA e também do Conselho de Ofertas Públicas da ANBIMA.

Formação acadêmica

Idioma

Inglês, Português

Experiência internacional

Carlos Motta

Carlos Motta assessora clientes em transações de fusões e aquisições, mercado de capitais envolvendo ofertas de equity ou debt, além de prestar consultoria em regulação de Mercados de Capitais, Direito Societário e Compliance Corporativo.

Fusões e aquisições (M&A): com experiência em operações de fusões e aquisições nacionais e internacionais, Carlos assessora empresas, bancos e assessores financeiros em operações de fusões e aquisições, inclusive envolvendo companhias abertas, constituição de joint ventures, investimento de private equity, aumentos de capital públicos ou privados, aquisições de controle e outras participações societárias, compra e venda de ações e quotas, entre outras operações.

Mercado de capitais, operações de equity, debt e híbridas: Carlos assessora os clientes em IPOs, follow-ons, private placements, PIPEs, SPACs, De-SPACs, warranties, conversíveis, dívida e emissões híbridas, incluindo debêntures, notas promissórias, bonds, securitização imobiliária e agrícola.

Direito Societário e de Mercado de Capitais: Carlos também assessora e representa acionistas controladores, diretores de sociedades anônimas, companhias abertas e bancos de investimento em questões jurídicas complexas, compliance e governança corporativa, reuniões de acionistas e conselhos, e disputas societárias, bem como representação perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a B3.

Carlos coordena uma equipe multidisciplinar cross border das práticas acima mencionadas e foi co-head global da prática de Corporate & Securities Global do Mayer Brown de 2016 a 2019.

Formação Acadêmica: Stanford University, LLM, Mestrado em Direito / Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Direito / Faculdade São Francisco, Aluno convidado pelo Prof. Desembargador Newton de Lucca no curso de pós-graduação em Comércio Eletrônico.

João Pedro Nascimento

João Pedro Nascimento é Presidente da CVM e Professor da FGV Direito Rio.

Doutor e Mestre em Direito Comercial pela USP, Pós-Graduado em Direito Empresarial, com concentração em Direito Societário e Mercado de Capitais, pela FGV Direito Rio, com Cursos de Extensão pela Harvard Law School.

Atualmente, João Pedro é Membro do Comitê de Governança Corporativa da OCDE.

Pablo Cesário

Graduado em Relações Internacionais e Ciência Política, Doutor em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília. Pós doutorado pela USP. 18 anos de experiência como executivo nos setores público, privado e sociedade civil. Interesses de pesquisa: políticas públicas, grupos de interesse, mercado, segurança e gênero.

Otávio Yazbek

Alexsandro de Lima Tavares

Graduado em Ciências Contábeis pela UNISINOS com MBA em Gestão de Varejo pela FGV e MBA em Docência e Educação Profissional pela FACOS.

Experiência na área de controladoria em mais de 26 anos, sendo 22 anos no setor de Varejo. Atuando como Gerente Sênior de Contabilidade em Lojas Renner, passando por diferentes funções na área de controladoria, com participação em projetos estratégicos entre aquisições e novos negócios, com atuação em operações internacionais América Latina e China.

Membro de comitês técnicos na CANC – Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da ABRASCA, IDV-Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. Trabalhos voluntários realizados pelo Instituto Lojas Renner e Associação dos Colaboradores.

Eduardo Flores

Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Membro do Advisory Council IFRS Foundation. Coordenador Técnico do CBPS e membro do CPC.

Marcelo Barbosa

Advogado. Ex-Presidente da Comissão de Valores Mobiliários.

Nair V. Saldanha

Nair é especializada em governança corporativa e consultoria societária para companhias abertas, joint ventures, M&As, ofertas públicas globais de ações e na governança aplicada a questões de ESG e sustentabilidade.

Assessora empresas brasileiras e estrangeiras, instituições financeiras e investidores institucionais em diversas transações corporativas e de mercado de capitais no Brasil e no exterior. Sua atuação envolve uma ampla variedade de transações s, incluindo operações de M&A, private equity, ofertas públicas globais de ações, em preparo das empresas para o IPO via reestruturação societária aprimoramento de governança corporativa e celebração ou reforma de acordos de acionistas. Adicionalmente, Nair possui uma ampla trajetória que inclui assessoria em transações de dívida emblemáticas no setor de infraestrutura do país.

Henrique Filizzola

Chambers and Partners reconhece Henrique como um dos principais advogados na área de Mercado de Capitais. Uma fonte atesta: "Ele é extremamente objetivo e focado em resolver o problema do cliente".

Henrique também foi reconhecido pelo Chambers Global entre os profissionais de maior destaque em Capital Markets.

A publicação The Legal 500 também recomenda Henrique nas áreas de Bancário e Mercado de Capitais.

Henrique foi reconhecido pela publicação International Financial Law Review (IFLR 1000) como advogado “altamente conceituado” nas áreas de Mercado de Capitais, Bancário e Fusões e Aquisições.

O LACCA Approved recomenda Henrique entre os mais votados por departamentos jurídicos de empresas da América Latina, sendo reconhecido como um dos melhores advogados de Banking and Finance.

É recomendado como um profissional de destaque na área Mercado de Capitais pelo Who's Who Legal Brazil e Global - Capital Markets - Structured Finance.

Henrique é listado como um dos advogados mais admirados do Brasil pela publicação Análise Advocacia.

Formação

Henrique tem atuado por mais de 20 anos em mercado de capitais, financiamentos estruturados e securitizações, incluindo operações internacionais.

Henrique foi associado internacional de Mayer Brown LLP em Chicago.

Dan Ioschpe

Dan Ioschpe é Presidente do Conselho de Administração da Iochpe Maxion e membro do Conselho de Administração da WEG, Marcopolo e Embraer. Também é um dos Vice-Presidentes da Fiesp e Membro do Conselho de Administração do Sindipeças. E em 2024 é o Chair do B20 Brasil. Nascido em Porto Alegre em 1965, fez a sua graduação em Comunicação Social na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), seguido de pós-graduação em Marketing na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e de MBA em Tuck, no Dartmouth College, nos EUA.

Alexei Bonamin

Com experiência nas áreas de mercado de capitais, bancária e financeira desde 1996, Alexei possui expertise em ofertas públicas, IPOs, follow-on, companhias abertas, emissões internacionais, operações financeiras estruturadas, project finance, securitização, empréstimos sindicalizados, financiamento do agronegócio, derivativos, blended finance, investimentos ESG, sustentáveis e de impacto, disclosures ESG, financiamento climático, financiamento verde, financiamento social, financiamento sustentável, crowdfunding, fundos patrimoniais (endowments), asset management, fundos de investimento, private equity, venture capital, venture debt, corporate venture, inovação financeira, fintechs, instituições  de pagamento, arranjos de pagamento, pagamentos instantâneos, open banking, blockchain, sandbox regulatório, regulamentação de instituições financeiras, regulamentação de valores mobiliários, compliance financeiro, investigação financeira, processo administrativo sancionador financeiro e acordos de leniência financeira.

LL.M. em Banking and Finance pela The London School of Economics and Political Science, em 2002.Graduado em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1999.